quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Futebol além das quatro linhas.

Vasco de 1924
 Salve, salve torcida da Colina! Quando se pensa em futebol vem à mente a ideia de time, campo, bola, trave, jogadores e coisas afins. Entretanto, não é só entre as quatro linhas que ele se constitui. O futebol está muito além dos 90 minutos.

Algumas pessoas acreditam que o futebol foi criado apenas como forma de diversão, sem razão ou motivação para existir. Porém, em cada jogada há uma história para ser contada. Histórias de luta, contra preconceitos, racismo, com garra e determinação que encantam jogadores e torcedores que as conhecem.

Campanha "Eu Abro Mão"
O exemplo disso é o Clube de Regatas Vasco da Gama que traz em seus 113 anos de existência a marca da luta racial. Em uma época que a discriminação com jogadores pobres, negros e operários era intensa, o Vasco quebrou as barreiras o preconceito ao desistir de participar da AMEA.

Por conta do ato de não concordar com a determinação da eliminação de 12 jogadores dada pela AMEA e a desistência de jogar na liga mais importante de 1924, o Vasco recebeu o título de "Campeão da Luta Contra Preconceitos". 

Através da sua história o Vasco conquistou seguidores. Torcedores que se orgulham de ter um time não só campeão no futebol, mas campeão na história e na vida.

A casa se ilumina ao relatar um pouco da história do Vasco. Saudações Vascaínas... /+/

Nenhum comentário:

Postar um comentário